Depilação a laser para homens: 7 mitos e verdades
O processo de depilar partes do corpo é geralmente associado ao público feminino. No entanto, o público masculino também pode tirar proveito disso, pois assim é possível livrar-se de pelos indesejáveis.
Portanto, a depilação a laser para homens é uma opção totalmente viável. Além de ser menos dolorosa, é uma alternativa para melhorar a estética e, consequentemente, a autoestima.
O procedimento de depilação a laser é muito mais eficiente para remover pelos mais grossos, como é o caso dos homens. Entretanto, para ser realmente efetivo, é preciso realizar uma série de sessões para que cessar o crescimento por completo.
A depilação a laser para homens é um método interessante para reduzir os pelos, mas que também causa muitas dúvidas. Por isso, veja alguns mitos e verdades sobre esse procedimento!
1️⃣”A depilação pode melhorar o desempenho de atletas.”
Verdade. Isso ocorre porque não se trata apenas de questão estética. O corpo sem pelos pode melhorar a eficiência na prática de muitos desportos, como natação, corrida e ciclismo, por exemplo.
Você deve estar a pensar qual a diferença entre ter ou não pelos no corpo, não é? A resposta é que isso pode afetar diretamente no desempenho dos atletas, já que quando os pelos são retirados, há uma melhora na performance devido à redução na força de tração. Ou seja, a resistência diminui, o que proporciona maior leveza e aderência, podendo reduzir o tempo de prova.
Além disso, a ausência de pelos também é positiva em casos de ferimentos, pois contribui para limpar e tratar o local. Isso sem contar o momento de fazer massagens que ajudam na termorregulação, o que se torna muito mais fácil e menos doloroso sem pelos.
2️⃣ “O procedimento não pode ser feito em algumas áreas.”
Verdade. A depilação a laser pode ser feita em praticamente todo o corpo, com exceção da parte interior das orelhas, as sobrancelhas e os genitais. Contudo, como a pele de cada parte do nosso corpo tem suas características, os cuidados e a intensidade de aplicação devem ser diferentes — e é isso que causa dúvidas em relação ao procedimento.
Por mais que a depilação a laser seja um método eficaz, algumas áreas são mais delicadas e podem ficar mais sensibilizadas após o procedimento. Nesse sentido, é preciso ter atenção especial. No geral, as recomendações são ficar pelo menos 48 horas sem expor a pele ao sol e hidratar a região.
3️⃣”Homens com a pele negra não podem fazer depilação a laser.”
Mito. A depilação a laser pode ser realizada em qualquer tipo e tom de pele, como brancas, morenas, negras e até mesmo bronzeadas.
A tecnologia já evoluiu e o procedimento pode ser feito sem problemas.
O ajuste do laser pode ser feito de forma que é analisado o fototipo da pele e o tipo de pele. Dessa forma, o feixe de luz trabalha para buscar a melanina dos pelos e atingir a raiz para cauterizá-la. Como as peles negras e morenas possuem uma quantidade maior de melanina, isso exige um cuidado maior na avaliação, mas não significa que negros não podem fazer o procedimento.
4️⃣”Não dá para fazer depilação no verão.”
Mito. É possível fazer a depilação a laser em qualquer período do ano. Entretanto, o que muda são os cuidados que é preciso ter. Durante o verão, o sol está mais forte e a exposição da pele é maior pelo uso de roupas mais leves e menores, que deixam as regiões do corpo mais expostas.
Além disso, mesmo que não se tome sol diretamente, o uso do protetor solar é indispensável. Portanto, não é que não se pode depilar durante o verão, mas a questão é que os cuidados devem ser redobrados.
5️⃣”A depilação a laser masculina não é segura.”
Mito. Na verdade, esse é um dos métodos mais seguros. Nesse sentido, a depilação a laser para homens é feita por profissionais especializados e com equipamentos de ponta.
Assim, o risco de problemas, como as temidas queimaduras, é eliminado por completo. Além disso, os equipamentos modernos utilizados para depilar a laser contam com sistemas que entregam maior conforto e segurança.
6️⃣”Os resultados são rápidos.”
Verdade. Desde a primeira sessão, é possível notar a redução do pelo. A depilação a laser trabalha para danificar a estrutura dos fios, diretamente no bulbo capilar (raiz do pelo). Dessa maneira, com a destruição do folículo, e os fios começam a crescer mais lentamente com uma espessura menor.
Para ter melhores resultados, são recomendadas de 5 a 10 sessões, dependendo do tipo e espessura dos pelos, a região que será depilada e outros fatores. O intervalo entre uma sessão e outra também é importante para a pele se regenere e os resultados sejam melhores.
7️⃣”A depilação a laser reduz pelos encravados.”
Verdade. Para quem sofre com o problema de encravamento dos pelos após a depilação, essa é uma ótima solução. Depois de depilar uma área, às vezes o pelo tem dificuldade em romper a pele, o que faz com que ele comece a crescer internamente. Com isso, há uma inflamação e aparece a tão temida foliculite.
Como os pelos masculinos são mais grossos, a tendência é que eles encravem com mais facilidade. No entanto, a depilação a laser trabalha diretamente no folículo capilar, eliminando-o. Portanto, esse é o método mais indicado para evitar o problema.