Após a sessão de laser efectivamente uns pêlos caem, no entanto outros voltam a nascer, mas mais finos e claros.
Os pêlos que caem são os que se encontram na fase de crescimento ou anágena.
As sessões são realizadas em média a cada 30 dias para que possam atingir os pelos na fase mais adequada, ou seja fase anágena ou de crescimento.
Vou explicar melhor.
No corpo humano existe o ciclo do pelo e suas fases:
Fase 1: crescimento
Também chamada de fase anágena, a fase de crescimento, como o próprio nome já diz, refere-se à fase na qual o pelo está em desenvolvimento e construção. Ele está conectado ao folículo piloso — uma estrutura que fica no tecido epitelial — e que tem como principal função a nutrição do pelo.
O ser humano tem cerca de 5 milhões de folículos pilosos espalhados pelo corpo.
Esta fase dura cerca de 2 a 5 anos e aproximadamente 85% dos nossos pelos estão nela.
É a fase mais indicada para a realização dos procedimentos de depilação a laser.
Fase 2: repouso
Também chamada de fase catágena, a fase de repouso do pelo quer dizer que o crescimento terminou, o pelo já está queratinizado e a sua atividade metabólica passa a ser menor. Porém apenas cerca de 10% dos pelos estão nesta fase.
Fase 3: desprendimento
A fase de desprendimento ou fase telógena, tem como característica principal o desprendimento do pelo.
Nessa fase, um novo pelo já começa a ser formado no folículo piloso que, enquanto cresce, começa a empurrar o pelo antigo para fora, fazendo com que ele caia.
Ela dura, em média, entre 3 a 4 meses e cerca de 5% dos pelos estão nesta fase.
Essas três fases duram, uma média de, 2 a 7 anos, variando de acordo com os fatores nomeadamente (gênero, idade, metabolismo, região do corpo e outros).
Como o ciclo do pelo interfere no processo de depilação?
Agora que já entendemos um pouco sobre o ciclo do pelo, vamos entender um pouco mais sobre como funciona o folículo piloso já que é nele onde tudo acontece. É o folículo que o laser tem que atingir para impedir que o pelo nasça de novo naquele local.
Isso não significa que não haja a possibilidade de um novo pelo ser formado no folículo. O nosso organismo encarrega-se de construir uma nova camada germinativa que dará origem a um novo pelo. Porém, este, nascerá muito mais fino e fraco.
A fase anágena ou de crescimento também é uma ótima fase para a depilação a laser. Isso porque é nessa fase em que há uma elevada concentração de melanina no pelo. E, quanto maior a concentração desse pigmento, maior e melhor será a ação do laser para destruir o fio e também o folículo por meio da condução de calor.
Se tiver ainda alguma dúvida, não hesite coloque aqui nos comentários.