O Quisto Pilonidal diz respeito ao “ninho de pelos” presente num quisto que tem além de fragmentos de pele, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.
Hoje esclarecemos todas as suas dúvidas acerca desta doença crónica e damos-lhe a solução de prevenção ideal para esta situação.
O QUE É UM QUISTO PILONIDAL?
É a formação de uma bolsa que contém ar, líquido, pus ou outro fluído no seu interior, alojada numa qualquer zona de tecido do corpo humano, formando-se o quisto.
Por motivos diversos, uma irritação pode desencadear o crescimento dos pelos para dentro da pele, formando uma cavidade. A essa cavidade dá-se o nome de cisto pilonidal.
É uma doença crónica comum que ocorre em ambos os sexos, mas com maior incidência em homens jovens que apresentem uma grande quantidade de pelos corporais.
Surge habitualmente na região terminal da coluna vertebral (região sacrococcigiana ou sacrococcígea), conhecida popularmente como cóccix, alguns centímetros acima do ânus.
Apesar de ocorrer com maior frequência nesta zona do cóccix, o cisto pilonidal também pode surgir em áreas como olhos, nariz, axilas, couro cabeludo e em redor do umbigo.
QUAIS AS SUAS CAUSAS?
As causas da doença são inconclusivas, mas atualmente acredita-se que os principais fatores causadores do aparecimento de quistos pilonidais são:
👉Pelos encravados
👉Atrito e pressão na região sacrococcígea
👉Calor e transpiração
👉Traumas na região sacrococigiana
👉Foliculite
QUAIS OS SEUS SINTOMAS?
Em alguns casos, o quisto pode não apresentar quaisquer sintomas, porém quando a infeção causa acumulação de pus (ocorrência de processo inflamatório), o designado abcesso pilonidal, surgem sintomas como dor, vermelhidão, inchaço, dificuldade em sentar, febre, calor local e aumento de volume com a formação de nódulo.
Mesmo em casos que ainda não tenha havido inflamação, pode ocorrer uma drenagem espontânea do pus do abcesso. Em casos severos, o quisto pode ainda evoluir para um tumor maligno desencadeado por um processo inflamatório crónico.
COMO PREVENIR?
Sendo a presença de pelos no interior da pele apontada como uma das principais causas da formação do quisto pilonidal, e como prevenir é de facto o melhor remédio, a depilação a laser💥 é vista como a solução mais eficaz de prevenção.
Com este procedimento, o calor interrompe a ação dos folículos pilosos, impedindo que os pelos cresçam.
É também recomendado não ficar sentado durante períodos prolongados ou a prática de exercício que reforce a zona mais sensível, bem como não utilizar roupas que mantenham a área sufocada. Por fim, manter um peso ideal é também apresentado como um método complementar de prevenção.
Reconhecendo o transtorno que um quisto pilonidal causa à vida de quem sofre da doença, fique a saber que pode realizar a Depilação Laser Perianal, aqui na Laser &Beauty by Dulcínia Costa.